O minimalismo é um estilo que tem toques semelhantes ao moderno, com linhas limpas e formas simples, porém o estilo utiliza o mantra “menos é mais”. Se você tem vontade de adotar esse estilo na sua casa, mas não sabe por onde começar, e nem o que fazer para se tornar um minimalista – afinal, o que você fará com todas as suas coisas?
Os designers provam que é mais do que possível adotar uma estética de design minimalista e trouxemo
s aqui 8 etapas práticas para incorporar um pouco de simplicidade na sua casa!
1- Selecione móveis que tenham dupla função
Móveis que têm armazenamento oculto e são multifuncionais são a chave para uma casa minimalista. Esses tipos de móveis permitem menos volume no espaço e ocultam adequadamente quaisquer itens adicionais ou desordem.
Os pufes com armazenamento e tampa são excelentes opções de assentos quando convidados chegam, além de servirem como mesas laterais ou apoios para os pés. Enquanto isso, itens como cobertores podem ser facilmente guardados dentro deles. Os aparadores que também servem como mesas são uma ótima pedida. Deixar espaços vazios para os olhos descansarem significa que a mente também pode descansar, defendem os adeptos do minimalismo.
2- Inclua plantas no ambiente
Plantas em ambientes minimalistas são mais do que bem-vindas, então se você não pode viver sem seus amigos verdes, não se preocupe. As plantas são uma maneira fácil de ornamentar uma sala sem adicionar mais decoração ou móveis que possam tirar o impacto minimalista, elas adicionam beleza enquanto aumentam a vibração do espaço.
3- Limpar a desordem
Comece a por um fim na desordem! Esse, obviamente, é um passo essencial para quem procura adotar o design de interiores minimalista. É a hora de deixar de lado as coisas que você não precisa ou não quer mais.
Isso se refere a mais do que apenas decoração de casa. Fique atento ao se desfazer de itens de vestuário, produtos de beleza e utensílios de cozinha que estão simplesmente ocupando espaço. Para se inspirar, dê uma olhada nos seus objetos, como roupas, acessoórios, etc : se você não usa algo há um ano, provavelmente não vai usar novamente.
Além disso, dizer adeus ao excesso de pertences pode resultar em grandes sentimentos de realização. Observe como você se sente com a criação de mais espaço e a sensação boa que tem ao deixar itens em um local de doação. Fazer o bem para os outros realmente vale a pena.
4- Adote a regra “um entra, um sai”
É uma lição fundamental para viver se você busca uma casa mais minimalista. Por exemplo, toda vez que você traz para casa um novo par de sapatos, não há problema algum em doar aquele par usado, certo?! Isso pode ajudar a criar equilíbrio no espaço e evitar que as coisas de repente pareçam apertadas ao longo do tempo. Sempre deixe espaço para que tudo respire energeticamente.
5- Adicione acessórios conscientemente
Você não deve ter medo de paredes vazias. Existem outras maneiras de incorporar peças de destaque em sua casa que são esteticamente agradáveis e funcionais. Bandejas em mesas de centro ou cômodas adicionam um elemento decorativo e um toque de estilo, ao mesmo tempo em que guardam os itens que precisamos na vida diária. Menos é mais, seja cuidadoso ao fazer a curadoria.
6- Lembre-se do poder da iluminação
Em todos os espaços - e especialmente nos minimalistas - a luz é tudo. Deixe a luz entrar! Da luz natural à luz ambiente mais suave, você pode criar vários ambientes com seu plano de iluminação. Não planeje depender apenas de luminárias suspensas em seu espaço. Mantenha as cortinas bonitas e arejadas; uma casa minimalista não é o lugar para cortinas de cores, ultra grossas, ornamentadas ou ousadas.
7- Mantenha simples
Priorize formas simples e opte por cores monocromáticas pois elas são visualmente agradáveis e adicionam interesse e calor a um espaço.
8- Abrace a jornada
Por último, mas não menos importante, lembre-se de que, como todos os projetos de design, nenhum espaço minimalista será integrado imediatamente. Criar uma casa minimalista não precisa ser alcançado da noite para o dia, pense nisso como mais um processo. Trabalhar em cada uma das etapas acima, uma a uma, definitivamente valerá a pena a longo prazo.
Comments